top of page

Indicação de artigo

REFERÊNCIA

NOGUEIRA, Joseli. SILVA, Lillían. Diagnóstico laboratorial da COVID-19 no Brasil. RBAC, volume 52 (02) , p. 117-121, 2020.

Diagnóstico laboratorial da COVID-19 no Brasil

Resumo
"Apesar da grande emergência desta pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 em nosso país e no mundo, várias opções de metodologias diagnósticas têm sido criadas para nos auxiliar na detecção desse agente, contribuindo para evitar a sua disseminação, detectar quem já teve a doença e, em alguns casos, favorecer o tratamento precoce. O diagnóstico sorológico da COVID-19 disponível atualmente detecta a presença de anticorpos, IgA, IgM e IgG, que são proteínas específicas produzidas em resposta a infecções, mostrando então uma resposta imunológica do indivíduo ao vírus. Ressalta-se que o diagnóstico final da Covid-19 deve ser estabelecido pela combinação de vários exames com as informações clínico-epidemiológicas. Os resultados destes testes são importantes também para detectar infecções em pessoas que apresentaram poucos ou nenhum sintoma, e apesar da possibilidade de resultados falsos, seu custo-benefício é bastante positivo frente ao padrão-ouro de diagnóstico que é o RT-PCR, de elevado custo, já que, por ser mais acessível, a sorologia proporciona também uma ideia da epidemiologia global da doença quando ocorre testagem em massa."

NUPEV -  Núcleo de Pesquisa de Virologia UFF

O nupev realiza o "Virologia na Web", um projeto que teve origem no período da Covid-19 e que promove diversas palestras em seu canal Youtube no campo da virologia. Nesse período, realizaram palestra sobre SARS-CoV-2 que estão disponíveis para serem assistidas a qualquer hora.
WhatsApp Image 2022-09-09 at 11.36.47.jpeg

Assista também

WhatsApp Image 2022-09-09 at 12.04.59.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-09 at 11.58.17.jpeg
bottom of page